quinta-feira, 22 de abril de 2010

Cuidados na rede !!


Se você usa qualquer rede social (Orkut, Facebook, MySpace, MSN) ou frequenta as salas de bate-papo da rede, saiba que pode estar correndo riscos. Lógico que entrar e “conhecer” gente nova, de tudo quanto é lugar do mundo, parece sempre divertido. Mas, nessas viagens pelo mundo da internet, você pode cruzar com gente que não é tão bacana! E mais, em algumas situações, arrisca até mesmo esbarrar em alguém muito mal-intencionado.

A gente está falando do risco de conhecer pessoas que podem estar querendo ameaçar, agredir (virtualmente ou na vida real), chantagear e até cometer crimes mais graves, como violência sexual. Quanto mais novo e ingênuo é o usuário da internet, menor sua experiência em lidar com esse tipo de ameaça.

Da mesma forma como antigamente sua mãe dizia para você não falar com estranhos na rua nem aceitar qualquer tipo de oferta ou presente vindo de alguém que você não conhecesse, de algum modo o comportamento e a conduta na rede deveriam seguir cuidados semelhantes.

De fato, a gente não sabe quem está do outro lado da telinha. E sabe ainda menos quando essa pessoa aparece do nada, quando não estava nem em nenhuma página das redes sociais dos seus amigos. Esse estranho pode valer-se do anonimato da rede para conseguir falar com você, obter fotos e imagens íntimas, ter acesso ao seu número de telefone ou ao endereço da sua casa e, pior ainda, marcar um encontro real com você. Esse anonimato pode servir de disfarce para gente que tem problemas emocionais, para pedófilos e pessoas de caráter duvidoso.

Longe de ser moralista e sabendo que a Internet pode ser como uma praça em que se conhece gente nova e bacana (afinal, até namoros e casamentos nascem na rede), sei que ela também pode esconder algumas armadilhas e, portanto, exige, sim, cuidados!

No calor do momento, em uma fase de carência e solidão, lendo mensagens bonitas postadas no seu e-mail ou em alguma sala de bate-papo, você pode esquecer o bom senso, minimizar os riscos e acabar se colocando em uma situação muito complicada. Afinal, quem está do outro lado?

Outro dia uma garota de 16 veio se queixar que estava sendo ameaçada por um desconhecido na internet. Ela havia entrado em uma sala de bate-papo, trocado MSN, aberto sua câmera e fornecido algumas imagens mais íntimas para seu interlocutor. Por sua vez, o homem havia “gravado” toda a conversa e passado a ameaçar a garota. Se ela não se encontrasse e transasse com ele, ele colocaria tudo no Orkut dela. Vocês imaginam a sensação de medo e insegurança que ela enfrentou?

Como esse exemplo, todos os dias, em todos os cantos planeta, esse tipo de situação está acontecendo. Aqui, a gente só quer que você leia esse texto e passe a pensar melhor no que anda fazendo quando acessa a rede. Cuidado com um ambiente, em que tudo pose ser virtual e, em que as pessoas podem não ser exatamente quem você acha que elas são. Riscos existem e a gente precisa aprender a evitar que eles aconteçam, certo?

Fonte : Portal Positivo -Colunista Jairo Bouer

Nenhum comentário:

Postar um comentário