terça-feira, 27 de abril de 2010

As Mulheres de Freud


Obra analisa relacionamentos de Freud com mulheres e crítica feminista à psicanálise

Uma análise da influência feminina na vida e obra do pai da psicanálise

Ao analisar um de seus sonhos em "A Interpretação dos Sonhos", Freud se refere a "Ela", de Rider Haggard, como "um livro estranho, mas repleto de sentido oculto", onde o guia pela "estrada cheia de riscos, que leva a uma região ainda não descoberta" é uma mulher. "Ela" se torna, para Freud, alegoria de seu próprio livro dos sonhos, seu mapa da nobre e perigosa rota que leva à região inexplorada do inconsciente. As mulheres - parentes, amigas ou pacientes - seriam para ele bússolas, e muito mais, ao longo de sua vida. Em "As Mulheres de Freud", Lisa Appignanesi e John Forrester dissecam a importância e influência dessas mulheres na vida do pai da psicanálise e na formação de sua teoria.

Mesmo após a morte de Freud, o fascínio por essas mulheres só aumentou: Sabina Spielrein foi tema de dois filmes e de uma peça escrita por Christopher Hampton. A princesa Marie Bonaparte, que com tanta naturalidade passou da corte ao divã, foi interpretada por Catherine Deneuve. Livros que abordam as primeiras histéricas continuam a ser produzidos, muitas vezes atacando Freud. Esta obra analisa as acusações de que Freud seria um misógino, um patriarca conservador que via como principal função das mulheres servir à reprodução da espécie.

Os autores examinam, ainda, as mulheres-chave da família de Freud: a mãe, a noiva e esposa, as filhas. O Freud em questão é filho, amante, pai - e sonhador. Rastreiam o desenvolvimento da prática e das teorias de Freud por meio da colaboração com suas pacientes, expondo o Freud médico, desbravador, descobridor e, acima de tudo, ouvinte e narrador. Appignanesi e Forrester focalizam as mulheres distintas e singulares que se tornaram as primeiras analistas no círculo de um Freud amigo e mentor, e lembram de um Freud como teórico do feminino.

Fonte: Livraria da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário