sexta-feira, 14 de maio de 2010

Voz da mãe conforta como um abraço


Quantas vezes você se sentiu mal porque não estava em casa com seu filho? Ou quando teve de ligar para avisar que ia chegar tarde do trabalho? Um simples telefonema seu pode melhorar o dia dele, muito mais do que você imagina. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Wisconsin, nos EUA, revela que a voz materna estimula o cérebro a produzir um hormônio que combate o estresse. Ou seja, suas palavras acalmam e confortam as crianças, como se fosse um abraço.

Para chegar a esta conclusão os pesquisadores reuniram 7 meninas de 12 anos de idade. Elas foram submetidas a avaliações matemáticas com alto grau de complexidade. Durante a avaliação, o nível de cortisol – hormônio causador do estresse - foi medido. Após a aplicação dos testes, as crianças foram divididas em 3 grupos. O primeiro foi consolado com um abraço das mães. O segundo ficou assistindo a um filme sem qualquer apelo emocional e o terceiro conversou com a mãe pelo telefone. O resultou surpreendeu: o telefonema teve o mesmo impacto emocional do abraço.

O alívio do estresse e da ansiedade não é momentâneo, mas as crianças permanecem calmas por um longo período de tempo após a conversa com a mãe. “Os bebês reconhecem a voz materna desde os primeiros dias de vida, isso cria um vínculo emocional entre eles”, diz a psicóloga Ana Menzel, do Hospital Albert Einstein (SP). A pesquisa não é conclusiva. Ela só avaliou os efeitos da voz em crianças do sexo feminino. Os pesquisadores afirmam que o sistema neurológico masculino age de maneira distinta. Os garotos são mais resistentes aos estímulos emocionais do que as garotas.

Fonte: Crescer Revista

Nenhum comentário:

Postar um comentário