quinta-feira, 20 de maio de 2010

Olha a mentira


Toda criança, uma hora ou outra, fala uma mentira.Até os 6 ou 7 anos, porque confunde a fantasia com a realidade, quer enfeitar uma história ou só agradar os pais ou o amiguinho. Mas, depois dessa fase, com mais responsabilidades e cobranças, seu filho acaba percebendo que a mentira pode ser muito útil para resolver problemas e até para se manter no comando de uma situação. A criança pode, por exemplo, não ter tomado banho, escovado os dentes ou feito a lição na hora indicada pelos pais e, ao ser cobrada, dizer que fez tudo direitinho. Uma pequena mentira dessas, de vez em quando, não faz mal a ninguém. O problema é evitar que se tornem um hábito.

Falar a verdade
Esse é o princípio a ser valorizado. Para que funcione, no entanto, a criança precisa sentir desde cedo que os pais dão importância ao que ela diz, não para condená-la, mas porque estão interessados em saber o que acontece com ela. "Se a criança costuma ser muito recriminada ao cometer um erro ou pressionada a ter atitudes sempre positivas, pode perder a confiança em dizer a verdade e concluir que mentir é bom para obter a aprovação dos pais", explica a psicóloga e psicopedagoga Ana Cássia Maturano. Pais rígidos ou com expectativas muito altas em relação ao filho também correm maior risco de ouvir mentiras, porque é natural que a criança queira corresponder ao que esperam dela. "Nesse caso, o filho mente para agradar", diz Ana Cássia.

De brincadeira
Nicolau, 7 anos, mente para parecer melhor ou pior do que é. "Ele adora exagerar tudo, tanto para mais quanto para menos. Se é uma história em que se dá bem, aí ele é o melhor de todos. Se está em desvantagem, vira vítima e passa a se considerar inferior a todo mundo", conta a mãe Maria Luiza Fioravanti. O garoto também usa a mentira para tentar se livrar de encrencas quando apronta. "Se ele derruba um copo de suco no tapete, por exemplo, põe a culpa na Sebastiana, nossa empregada. Mas isso já virou até brincadeira, porque aí a mentira é descarada. Mesmo assim, estou sempre dizendo a ele que prefiro que fale a verdade em qualquer situação", diz Maria Luiza.

Agindo bem com seu filho
- Não finja que acredita Ao perceber que a criança mentiu, não ignore. Converse com ele e aproveite para reforçar a importância da verdade para a confiança entre vocês.
- Pesos e medidas Mentir pode ter pontos positivos, como a criatividade que a criança demonstra para se virar em determinada situação ou a sensibilidade de mentir para não ofender alguém. Considere essas habilidades na hora de reprovar a mentira.
- Ensine os limites Todos contam uma mentirinha ou outra, mas seu filho precisa saber que há limites, como o de prejudicar outra pessoa com sua mentira.
- Não force a mentira. A criança pode mentir para se defender da curiosidade de pais e amigos "abelhudos".
- Respeite a privacidade de seu filho.
- Atenção ao exagero. Mentiras freqüentes são sinal de que a criança não está segura e confortável
consigo mesma.


Fonte: CRESCER

Nenhum comentário:

Postar um comentário