quinta-feira, 6 de maio de 2010

Pressão alta em crianças: pediatras falham na interpretação de 50% dos casos


O Ministério da Saúde começou há poucos dias uma campanha nacional contra a hipertensão em adultos. Mas a melhor maneira de prevenir a pressão alta é cuidando disso desde a infância. Um novo estudo mostrou, infelizmente, que os pediatras falham na hora de fazer o diagnóstico - e muitos deixam de aferir a pressão durante a consulta de rotina. A pesquisa, feita pelo Centro Americano Johns Hopkins Children's, mostrou a dificuldade que os especialistas têm para reconhecer a hipertensão em crianças. Os cientistas analisaram 2.500 registros de visitas ao consultório e perceberam que os pediatras falharam na hora de medir a pressão arterial em 50% dos casos, ou seja, 1.250 crianças com chances de ter hipertensão deixaram de ser tratadas.

A Academia Americana de Pediatra exige que o médico verifique a pressão arterial em todas as consultas de rotina em crianças a partir de 3 anos. Interpretar o resultado dessa mediação é mais complicado do que em adultos. Os especialistas devem levar em conta uma tabela de referência com dados como sexo, altura e idade. A orientação da Academia Americana e da Sociedade Brasileira de Pediatria é que se a pressão for detectada alta em três consultas mensais consecutivas, a criança pode ser diagnosticada com hipertensão.

Se você tem histórico na família de obesidade, problemas renais, hipertensão ou infarto, fique mais atento à pressão do seu filho a partir dos 3 anos - sim, ele tem mais chances de desenvolver a doença. Quando detectada, os pediatras devem investigar a causa. Na maioria dos casos, o problema é renal, vascular ou endócrino. Mas só exames de urina e sangue podem confirmar. Com base no resultado, é tratado o problema e a hipertensão, que, de acordo com o Ministério da Saúde, pode ser combatida com a prática de exercícios e a redução da quantidade de sal na hora de preparar a refeição (e não esqueça de deixar o saleiro bem longe da mesa).

Fonte: CRESCER

Um comentário:

  1. Olá blogueiro!
    O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download.
    Caso se interesse, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Obrigado!
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir