quinta-feira, 20 de maio de 2010

Seu filho tem preguiça de ler?


Muitas crianças, apesar de já estarem alfabetizadas, resistem à leitura. É normal e uma fase passageira, segundo a pedagoga Isabel Muniz, coordenadora da 2a à 4a série da Escola Carlitos, em São Paulo. Ela lembra que os adultos aprenderam a ler e a escrever há tanto tempo que se esquecem como é o processo de alfabetização. "É a mesma situação de quem aprende a dirigir. No começo é preciso prestar atenção a tantas coisas, que é difícil sentir prazer. Com o tempo, a experiência vai tornando a leitura mais agradável." Estímulos na escola são fundamentais, mas os pais podem contribuir muito para a incorporação do hábito de ler à vida da criança.


Com dificuldades


A escola costuma dar o sinal de alerta quando há indícios de que a criança apresenta problemas mais sérios com a leitura. Eles podem estar associados a distúrbios auditivos e até a doenças como anemia. Descartadas essas hipóteses, é preciso ficar de olho na dislexia, distúrbio de origem genética que afeta cerca de 2% da população e para o qual há tratamentos eficientes. As principais características da dislexia são dificuldade em relacionar a letra ao som correspondente e em escrever as sílabas na ordem correta. Muitas vezes, crianças que sofrem disso passam por desorganizadas, desinteressadas e preguiçosas na sala de aula.

Muitas dicas

A leitura de contos da literatura pode desagradar a algumas crianças. Muitas têm mais interesse em ler temas como futebol ou coleções mais práticas e científicas do tipo "De onde vem o vidro?" Os pais devem deixar a criança à vontade quanto a essas preferências. "Elas funcionam igualmente como porta de entrada para a criação do hábito de ler", diz a pedagoga Isabel. Para ela, o ideal é ter em casa livros variados para que a criança possa descobrir qual o tipo de leitura que mais a atrai. "Ir a livrarias e deixar o filho folhear diversas obras é outro bom estímulo", recomenda. Ler com os pais, também. "Há casos em que o problema não é a leitura, mas a dificuldade da criança em ficar sozinha", diz Isabel, sugerindo que pais e filhos sentem-se juntos e leiam em voz alta, alternando os parágrafos. "Isso ajuda a criança a dominar melhor o processo e facilita a compreensão da história, o que também favorece o prazer de ler." E mais uma dica: encoraje seu filho a ler para uma criança menor. "Isso estimula a autoconfiança", ressalta a pedagoga.

Ajude seu filho a gostar dos livros:

- Esclareça as dúvidas sobre os textos.

- Leve seu filho a livrarias e bibliotecas para ele escolher os livros que gostaria de ler.

- Leiam juntos em voz alta, alternando os parágrafos. Mas não force se a criança se sentir incomodada.

Fonte: CRESCER

Nenhum comentário:

Postar um comentário