terça-feira, 25 de maio de 2010

Stress Pós-Traumático


Psicóloga Ana S. Botto

O que é?

Se trata de uma resposta psico-fisológica retardada a um evento de natureza excepcionalmente ameaçadora, como por exemplo:

. Combate, seqüestro, prisão, assalto, estupro, acidente, agressão física ou moral, etc.

. Um diagnóstico preocupante, um resultado de exame de laboratório que indique doença grave, uma cirurgia difícil, um pós operatório complicado.

. Uma perda financeira ou afetiva.

. Desastres naturais e Guerra.

"PTSD é a resposta normal de pessoas normais a eventos anormais."

A grande maioria das pessoas que experimentam um evento altamente traumático se recupera desta experiência em um tempo aceitável, mas um pequeno número é tão seriamente afetado que mais tarde desenvolve uma condição mais grave chamada Desordem do Stress Pós Traumático. O PTSD altera a maneira da pessoa pensar, sentir e agir. Ele também se manifesta em um amplo leque de sintomas físicos. O PTSD é tão destrutivo que pode efetivamente interromper a vida profissional e pessoal de uma pessoa.
Sintomas
Evocações Intrusivas Revivescência do evento traumático sob a forma de lembranças invasivas (flash backs), de sonhos e/ou pesadelos. A pessoa tem a sensação de estar vendo ou vivenciando a mesma situação, como se fosse uma cena de filme na frente dos olhos. Com o passar do tempo, se desenvolve um estado depressivo crônico
Sintomas de Evitação/ Insensibilidade Embotamento emocional, Retraimento com relação aos outros, Insensibilidade ao ambiente, Evitação de atividades ou de situações que possam despertar a lembrança do evento. Pode ocorrer uma baixa acentuada de rendimento escolar, profissional assim como uma tendência a se isolar socialmente. Em sua manifestação mais extrema, o comportamento de evitação assemelha-se à agorafobia porque o indivíduo com PTSD tem medo de sair de casa, por temor de se confrontar com lembretes do(s) evento(s) traumático(s). Dissociação e amnésia psicogênica estão incluídas entre os sintomas de evitação/insensibilidade pelos quais os indivíduos cortam da experiência consciente as lembranças e sentimentos baseados no trauma.
Sintomas de Hiperestimulação Hiperatividade neurovegetativa, com hipervigilância, estado de alerta e insônia, associadas freqüentemente a uma ansiedade, depressão, irritabilidade ou ideação suicida. A hipervigilância no PTSD algumas vezes pode tornar-se tão intensa, que parece franca paranóia.

O período que separa a ocorrência do traumatismo do transtorno pode variar de algumas semanas a alguns meses, por esta razão dizemos que o PTSD é uma reação retardada a um evento traumático. A experiência psicológica negativa continua atuando no psiquismo do indivíduo algumas vezes por décadas ou por toda a vida.

Tratamento
- Às vezes, medicação Antidepressiva mesmo que a pessoa não esteja sofrendo de sintomas depressivos. O objetivo é promover um descondicionamento dos sintomas no organismo e

- Psicoterapia Individual ou em Grupo – A melhor opção terapêutica para pacientes leve a moderadamente afetados por PTSD seja a terapia em grupo. Em tal situação, o paciente com PTSD pode discutir lembranças traumáticas, sintomas de PTSD e déficits funcionais com outros que tenham experiências semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário