domingo, 25 de julho de 2010

Ser o queridinho da mamãe pode ser tão ruim quanto ser a ovelha negra da família


Estudo mostra que irmãos que sentem favoritismo da mãe podem ter depressão na idade adulta

Que criança que se sente rejeitada pelos pais pode ter problemas emocionais não é novidade. O que pesquisadores norte-americanos demonstraram com um estudo realizado com jovens adultos na região de Boston é que os favoritos também sofrem. De acordo com o estudo, os problemas podem persistir durante a idade adulta e se manifestam principalmente em casos de depressão. O que se sente menos favorecido pode depois culpar o irmão ou a mãe, enquanto o preferido sente muito o peso das grandes expectativas dos pais.

A pesquisa também mostrou que, para as mães é difícil evitar o favoritismo: 70% delas citam um filho com o qual mais se identificam. Ao mesmo tempo, apenas 15% dessas mãe sse sentiram igualmente tratadas aos irmãos por suas próprias mães. Já com relação à dificuldade de relacionamento, 92% das crianças e 73% das mães conseguem nomear um filho que é mais “complicado”.

A psicóloga Juliana Delamônica, explica que amar os filhos de forma diferente é normal, mas que o melhor é mesmo evitar demonstrar favoritismos. “A mãe não deve comparar os filhos, dizendo que um faz tal coisa melhor que o outro ou que um é muito mais mal-educado que outro. Sempre fale dos pontos positivos e negativos de cada um.”

Fonte: Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário