sábado, 3 de julho de 2010

Risco de asma pode estar relacionado ao consumo elevado de hambúrgueres

Colaboração para a Folha
Beatriz Toledo/Folhapress

Uma pesquisa publicada na revista "Thorax" constatou que crianças que comem três ou mais hambúrgueres por semana têm uma chance maior de desenvolver asma, segundo reportagem da BBC. Os pesquisadores analisaram 50 mil crianças de 20 países

Aquelas que seguem uma dieta mediterrânea, rica em frutas, vegetais e peixe, estão menos suscetíveis ao problema, pois esses alimentos protegem contra a doença, de acordo com o estudo.

Crianças que comem mais de três hambúrgueres por semana têm mais chance de desenvolver asma

Os cientistas disseram que o hábito de comer hambúrgueres pode ser associado a outros, o que pode explicar o fator desencadeante da asma.

O estudo analisou os costumes de crianças de países ricos e pobres, entre 1995 e 2005. Os pais foram questionados sobre a dieta dos filhos, e se eles já tinham sido diagnosticadas com asma.

O efeito das dietas parece variar de acordo com o lugar onde cada um vivia.

A pesquisa concluiu que frutas e legumes parecem proteger mais contra a doença nas regiões menos ricas do mundo, enquanto o hábito de comer peixe se mostrou mais eficaz em países mais ricos.

O ato de comer pelo menos três hambúrgueres por semana foi associado a um risco maior de apresentar sintomas de asma e chiado no peito, mas somente em países ricos.

Uma dos autoras, Gabriele Nagel, disse que isso acontece porque a doença é uma coleção de sintomas, ao invés de uma única condição, o que pode provocar diversas reações em diferentes partes do mundo.

"O estudo nos dá maior compreensão sobre como a asma afeta as pessoas e seus efeitos nos países desenvolvidos e em desenvolvimento", disse ela.

O artigo ainda sugere que uma dieta rica em frutas e vegetais pode ser útil devido aos efeitos protetores dos antioxidantes e vitamina C.

Altos níveis de gorduras insalubres em hambúrgueres podem explicar o aumento do risco de asma. No entanto, os autores disseram que as crianças que comiam o lanche várias vezes por semana também eram suscetíveis a outros hábitos não saudáveis.

A pesquisa não analisou possíveis ligações entre asma e obesidade.

Obesidade

A instituição britânica Asthma UK disse que o estudo ajudou a aumentar a compreensão da relação entre asma e alimentação, e pediu cautela, pois o peso das crianças pode ter influência significativa sobre os sintomas da asma.

A gerente de pesquisa da instituição, Elaine Vickers, disse: "Estudos anteriores demonstraram que uma dieta mediterrânea rica em frutas e vegetais pode ajudar a reduzir o risco de uma criança desenvolver sintomas de asma. Nosso conselho aos pais é, portanto, garantir que as crianças sigam uma dieta saudável e equilibrada, e que comecem a praticar exercícios."

O médico Keith Prowse, da British Lung Foundation (fundação britânica que estuda doenças do pulmão), disse que a investigação adicional foi necessária para obter mais provas conclusivas sobre os efeitos da dieta e estilo de vida.

"Gostaríamos de reforçar a necessidade das crianças de seguir uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável", disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário