sexta-feira, 25 de junho de 2010

Pessoas Desconfiadas

A desconfiança permanente é um sinal inconfundível de paranóia. Pessoas com distúrbio paranóide de personalidade estão constantemente em guarda, por enxergarem o mundo como um lugar ameaçador. Tendem a confirmar suas expectativas, agarrando-se a mínimas evidências que confirmem suas suspeitas, e ignoram ou distorcem qualquer prova em contrário. Estão sempre alertas, procurando sinais de alguma ameaça.

Qualquer pessoa em uma situação nova — nos primeiros dias em um emprego ou iniciando um relacionamento, por exemplo — é cautelosa e de certa forma reservada, até sentir que seus temores são infundados. Pessoas com paranóia não conseguem abandonar seus temores. Continuam a esperar por armadilhas e duvidam da lealdade dos outros. No relacionamento pessoal ou no casamento, essa desconfiança pode apresentar-se sob a forma de ciúme patológico e infundado.

Por estarem excessivamente alertas, as pessoas com distúrbio paranóide de personalidade percebem qualquer minúcia e podem ofender-se sem motivo. Em conseqüência, tendem a ser excessivamente defensivas e hostis. Quando cometem algum erro, não reconhecem a culpa, nem aceitam a mais leve crítica. Entretanto, são extremamente criticas em relação aos outros. Pode-se dizer que tais pessoas fazem “tempestade em copo d’água”.

Além de serem polemistas e irredutíveis, as pessoas com distúrbio paranóide de personalidade têm dificuldade de manter vínculos afetivos. Parecem frias e evitam relacionamentos interpessoais. Orgulham-se de serem racionais e objetivas. Pessoas com uma perspectiva paranóide em relação à vida raramente procuram auxílio médico - não faz parte de sua natureza pedir ajuda. Profissionalmente podem atuar com competência. Pode procurar redutos sociais onde o estilo moralista e punitivo seja aceitável ou, até certo ponto, tolerável.
Fonte:Psiquiatria Geral .

(David Shoe, David Picka , Darryl G.Kirch)

4 comentários:

  1. Infelismente meu ex chefe, é assim, sempre exigindo fidelidade mas desconfiando.
    Um cara muito gente fina, mas de repente começa a ficar mau humorado, com esses sintomas acima, otimo profissional;

    ResponderExcluir
  2. Mas a pessoa já nasce assim ou ela fica assim devido a fatores externos(meio)?

    ResponderExcluir
  3. Eu sou assim e me sinto muito mal com isso 😒 nao consigo confiar em ninguem

    ResponderExcluir
  4. Entendo, e sou exatamente como está sendo dito. E me sinto mal comigo mesma, sofro demais em ser assim. Não consigo manter por muito tempo amizades e sou muito solitária. Desenvolvi medo de me relacionar por entender que será sempre a mesma coisa. Aprendi a ser só e faço tudo sozinha pra evitar viver desconfiada de todos. O que faço pra me libertar disso?

    ResponderExcluir