quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Alimento industrializado eleva risco de depressão, mostra estudo

Pessoas que ingerem grandes quantidades de alimentos industrializados tem 58% mais chance de sofrer de depressão em comparação com as que mantêm uma dieta rica em peixes, vegetais e frutas. A constatação é de um estudo publicado no periódico " British Journal of Psychiatry".
Dados sobre a dieta de 3500 participantes com 55 anos de idade, em média, foram divididos em dois grupos, segundo o tipo de alimento que eles costumavam ingerir.
O grupo dos que comiam mais comida processada, como sobremesa adoçadas, frituras, grãos refinados e produtos lácteos com alto teor de gordura, mostrou-se mais vulnerável à depressão em um período de acompanhamento de 5 anos.
Ainda não está claro por que alguns tipos de comida podem proteger contra a doença ou aumentar a chance de uma pessoa desenvolver o problema, mas cientistas acreditam que pode haver uma relação com inflamação, assim como ocorre com as doenças cardíacas.
Os cientistas fizeram ajustes para gênero, idade, nível educacional e atividade física, tabagismo e doenças crônicas e, depois disso, a dieta mostrou-se um fator importante para a depressão.
Segundo o psiquiatra Renério Fráguas, coordenador da residência médica do Instituto de Psiquiatria da USP, sabe-se que um aporte insuficiente de vitamina B12, folato e ômega 3 deixa a pessoa mais vulnerável ao transtorno depressivo. Ele poderá, no entanto, que é difícil saber se a organização pessoal, o hábito de sono e o nível de estresse, por exemplo, interferem no risco de depressão e, consequentemente, nos resultados da pesquisa.
"Pode ser que as pessoas que comem mais processados tenham uma vida mais estressante, o que pode aumentar o risco de ter a doença", afirma. "Isso relativiza os achados".

Fonte: Folha de S. Paulo

18 comentários:

  1. EDIVANIA 4ºA PEDAGOGIA O RESULTADO DE ESTUDO RELATA A GRANDE QUANTIDADE DE QUIMÍCAS UTILIZADOS NA COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS, DO PERIGO DO CONSUMO DEMASIADO DE FRITURAS, COMIDAS EM LATADAS, SAL E CONSUMO EM EXCESSO. ENFATIZANDO PARA DEIXAR DE CONSUMIR ESSES ALIMENTOS EM DEMASIA,PORQUE CAUSA MUITA DOENÇAS E PROBLEMAS SÉRIAS.

    ResponderExcluir
  2. Jaqueline 4ºA
    Isso tudo é fruto da vida corrida que as pessoas levam, prq é muito mais rapido e pratico comer um fast food, do que parar e fazer uma alimentação mais adequada.
    Acredito que muitas pessoas tem vontade de comer melhor e com qualidade, mas isso enm sempre é possível.

    ResponderExcluir
  3. Karla Dias 4º A Pedagogia
    A correria do dia a dia faz com que as pessoas se alimentem muito mal prejudicando no seu desenvolvimento, afetando tambem o lado psicologico fazendo com que a pessoa desenvolva compução por determinados tipos de alimentos .

    ResponderExcluir
  4. Andressa Tecco 4A Pedagogia

    em diversos momentos em nossas vidas podemos obeservar que cada vez mais optamos por alimentos industrializados pela praticidade ou pelo sabor, influênciando nossos filhos e alunos, mesmo sabendo que não é ideal á nossa saúde físa e mental.

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcia!
    Achei muito interessante o tema abordado sobre:"Alimentos industrializados eleva risco de depressão, mostra estudos.
    Acredito que as pessoas devem mudar seus habitos alimentares, pois as pesquisas nos mostra um grave alarmante para a saúde.Hoje em dia com a correría do dia-a dia as pessoas acabam alimentando-se com produtos de fácil preparo, ou seja, produtos industrializados e estes acabam nos trazendo riscos a nossa saúde.

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcia!
    Achei muito interessante o tema abordado sobre:"Alimentos industrializados eleva risco de depressão, mostra estudos.
    Acredito que as pessoas devem mudar seus habitos alimentares, pois as pesquisas nos mostra um grave alarmante para a saúde.Hoje em dia com a correría do dia-a dia as pessoas acabam alimentando-se com produtos de fácil preparo, ou seja, produtos industrializados e estes acabam nos trazendo riscos a nossa saúde.
    Susana dos santos gomes
    Aluna 4°A pedagogia.UNIBR

    ResponderExcluir
  7. PATRÍCIA BARROS SANTANA 4º A PEDAGOGIA

    A MATÉRIA É IMPORTANTE PORQUE AJUDA CONTRA AS DOENÇAS CAUSADAS PELA MÁ ALIMENTAÇÃO

    ResponderExcluir
  8. IVANA GOMES 4º A PEDAGOGIA

    DEVEMOS NOS POLICIAR COM DETERMINADOS ALIMENTOS PARA NÃO DESENCADEARMOS UMA GRANDE DEPRESSÃO.

    ResponderExcluir
  9. Edna 4°A Pedagogia
    Achei essa materia barbara, por que eu como futura pedagoga acrédito que vou enfrentar grandes problemas no meu dia-a-dia quando inserir esses conhecimentos para meus alunos, não só com a alimentação vinda de casa que é toda pronta praticamente, para facilitar a vida de seus pais.Como também a da escola,que hoje é infelizmente totalmente industrializada para facilitação de mão de obra e muitas vezes vencida por conta do processo politico do país.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Ola!Marcia
    Está pesquisa é muito interesante.
    A correria do dia-a-dia, tem facilitado o consumo exagerado de produtos industrializados, por ser de fácil preparo,trazendo riscos para a saude,e a pesquisa alerta o risco que há na utilização desses produtos.

    Claudete 4ºPedag.A

    ResponderExcluir
  12. NILZA MARIA
    4°A PEDAGOGIA
    OS ALIMENTOS EM LATADOS SÃO PRODUTOS CAUSADORES DE MUITAS DOENÇAS, POR CAUSA DOS CONSERVANTES QUIMICOS QUE CONTÉM NESSES ALIMENTOS.PARA TER UMA BAO SAÚDE TEMOS QUE DEIXAR DE LADO MUITAS GULUSEIMAS QUE INGERIMOS NO NOSSO DIA A DIA COMO FRITURAS, GORDURAS VEGETAIS E ANIMAIS. COMER LEGUMES, FRUTAS, VERDURAS E ALIMENTOAS QUE SÃO RICOS EM FIBRAS E VITAMINAS.

    ResponderExcluir
  13. Denise 4 A PEDAGOGIA Devido a conservantes para os produtos durarem mais,e hoje em dia raramente as pessoas se preocupam muito com o tempo por isso requer tempo para uma alimentação saudável.

    ResponderExcluir
  14. Concordo que em diversos momentos em nossas cotidiano podemos observar que cada vez mais preferimos alimentos industrializados pela praticidade ou pelo sabor, influenciando nossos familiares e alunos, mesmo sabendo que é muito prejudicial á nossa saúde física e mental.

    Vanessa Xavier Mendes 4A PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  15. Simone de Souza dos Santos.Oi Marcia,o tema abordado é de grande valia,pois muitas vezes esquecemos de dar á devida importancia a uma alimentação saudavel

    ResponderExcluir
  16. Bruna Spacov 4ª A Pedagogia

    Realmente os produtos industrializados, fazem muito mal a nossa saude, mas com a correria que temos no dia a dia esses produtos se torna de um fácil consumo, mais rápido e com isso não vemos se sera bom ou ruim para a nossa saude...

    ResponderExcluir
  17. Oi profª Marcia, hoje os alimentos industrializados tem nos trazido grandes problemas de saúde em nossas crianças com as alérgias aos produtos e seu corantes principalmente os salgadinhos ,causando graves reações alérgicas,aumento do colesterol infantil,asmas,etc.. As pesquisas tem nos mostrado aimportância de uma alimentação saudavel.

    ResponderExcluir