A Prefeitura Municipal de Santos inicia, na 2ª feira, a campanha Fique sabendo, para o diagnóstico precoce de AIDS, sífilis, hepatite "B" e "C". Segundo a secretaria de Saúde, quem comparecer até 1º de dezembro de 2009 ao CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), UBS (Unidades Básicas de Saúde) ou USF (Unidades de Saúde Familiar), terá o sangue coletado e poderá saber se é portador de uma das quatro doenças. De acordo com a Coordenadora do Programa DST/AIDS e Hepatite, Marcia Frigério, a chance de infecção por Hepatite "B", é 5 vezes maior do que por HIV. "O vírus sobrevive no ambiente por muito tempo e qualquer pessoa pode ser infectada ao ir à manicure ou ao dentista", disse ela, referindo-se à transmissão por materiais perfurocortantes contaminados, como alicates e outros instrumentos.
Marcia Frigério acrescentou, que a campanha anterior, no ano passado, detectou grande número de infectados por sífilis. "As pessoas não usam camisinha e acabam passando a doença para o bebê". O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento, no caso das hepatites, e para a melhoria da qualidade de vida, com relação à AIDS.
Qualquer pessoa com mais de 12 anos pode fazer o teste, desde que apresente RG. O CTA fica na Rua Silva Jardim, 94 - Vila Mathias/Santos, e atenderá de 2ª a 6ª feira, das 8 às 17 horas. Já as UBS e USF farão a coleta durante o horário de funcionamento.
Super importante para ter informações sobre a doença, tratamento e principalmente a prevenção.
ResponderExcluirNão fique de fora, participe!
NOME:JOSÉ DO NASCIMENTO 4B PEDAGOGIA
ResponderExcluirA prevenção as DST são muito importantes para as pessoas pois muitas desconhecem a realidae da situação pois as pessoas não se previnem,não tem noção do perigo das DST campanhas educativas,de orientação salvam vidas .
Eu, Antônio, do 4º pedagogia "A", achei interessante a preocupação das autoridades de saúde da cidade de Santos, no controle de doênças infecto contagiosa.
ResponderExcluirA iniciativa é muito válida pois ainda hoje em pleno séc. XXI há muitas pessoas que não possuem o conhecimento que há o risco de se infectar por meio de instrumentos utilizados pela manicure e dentistas. O mesmo sobre a sífilis que pode ser transmitida para o bebê na hora do parto.
ResponderExcluirElaine Cristina Veiga 4º A Pedagogia UNIBR
Muito importante esse tema, pois muitas
ResponderExcluirPessoas deixam de fazer o teste por isso às campanhas são muito importante, como foi citado
Na campanha do ano anteriores muitas pessoas
indentificar que tinha algum tipo de doença
Sexualmente transmissível,por isso eu acho tão importante essas campanhas.
Naiara dos Santos Mattos
NOME:Flávia Regina da Silva 4A PEDAGOGIA
ResponderExcluirÉ muito interessante fazer esta campanha , pois só assim teremos a chance de se tratar o mais rápido possivel.
Sem contar o quanto é impotante aprender cada vez mais sobre estas doenças.
EU ACHEI,A CAMPANHA MUITO LEGAL POIS COM ESSA INICIATIVA PODEMOS FAZER UM CONTROLE DAS DOENÇAS INFECTO CONTAGIOSAS E PREVINIR A POPULAÇÃO E OS ADOLESCENTE QUE DESCONHECEM O PERIGO QUE ELE PODE ESTAR CORRENDO AO SE RELACIONAR COM VARIAS PESSOAS SEM O USO DA CAMISINHA
ResponderExcluirVera Andrade 4A Pedagogia
ResponderExcluirA PESQUISA RELATA QUE DEVEMOS EVITAR EXAGEROS DE CONSUMO DE COMIDA BEBIDA E TABAGISMO POIS REVELA QUE PODE ACARRETAR SIM EM NOSSA SAUDE.
ANDREA SARAIVA GOMES 4A PEDAGOGIA O TEXTO NOS MOSTRA QUE DEVEMOS TER MUITO CUIDADO AO ENGERIR ALIMENTOS POIS PODE PREJUDICAR NOSSA SAUDE INGERINDO ALIMENTOS INADEQUADOS.
ResponderExcluirEU ACHEI,A CAMPANHA MUITO LEGAL POIS COM ESSA INICIATIVA PODEMOS FAZER UM CONTROLE DAS DOENÇAS INFECTO CONTAGIOSAS E PREVINIR A POPULAÇÃO E OS ADOLESCENTE QUE DESCONHECEM O PERIGO QUE ELE PODE ESTAR CORRENDO AO SE RELACIONAR COM VARIAS PESSOAS SEM O USO DA CAMISINHA
ResponderExcluirmarcelli 4ºA PEDAGOGIA
ANDREA SARAIVA GOMES 4A PEDAGOGIA O TEXTO NOS MOSTRA QUE DEVEMOS TER MUITO CUIDADO AO ENGERIR ALIMENTOS POIS PODE PREJUDICAR NOSSA SAUDE INGERINDO ALIMENTOS INADEQUADOS.
ResponderExcluirÉ INTERESSANTE ESSA CAMPANHA DE PREVENÇÃO PARA INCENTIVAR A POPULAÇÃO A SE PREVINIR CONTRA AS
ResponderExcluirDOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVÉIS
FRANCIELLI 4°A PEDAGOGIA