quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Criança que ronca e sofre apnéia rende menos na escola

Por Fernanda Bassette

Crianças que roncam ou sofrem apnéia do sono ( interrupções da respiração) apresentam menor rendimento escolar e alterações na memória e atenção, aponta estudo do Ambulatório de Otorrinolaringologia Pediátrica da Unifesp ( Uiversidade Federal de São Paulo).
Estima-se que de 15% a 28% das crianças com até 10 anos respirem pela boca e ronquem. E acredita-se que 1% a 3% delas também tenham apnéia.
A pesquisa dividiu 81 crianças de 6 a 12 anos que respiram pela boca em três grupos: as que roncam, as que tem apnéia e o grupo controle. Todas fizeram polissonografia.
Depois essas crianças responderam a uma prova de aprendizagem que avaliou a memória imediata, a suscetibilidade a interferências e a memória de reconhecimento.
Os resultados mostram que o grupo que ronca e que tem apnéia do sono apresentou resultados muito piores de aprendizagem e de memória.

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