Crianças muito quietas, que na escola falam pouco com os colegas e tem dificuldade para responder às perguntas do professor, costumam ser classificadas de tímidas. Estudos na área da Psicologia Infantil mostram que crianças com esse perfil podem, na verdade, sofrer de um distúrbio de fundo emocional: o mutismo seletivo.
Em geral, a criança acometida desse transtorno comporta-se de maneira contraditória. Em casa, conversa normalmente com os pais e brinca com os irmãos, mas, quando um adulto fora do círculo familiar - incluindo professores - ou uma criança que não conhece lhe dirige a palavra, ela permanece muda, demonstrando ansiedade, nervosismo ou, em certas ocasiões, pânico. Na escola, às vezes não consegue sequer pedir para ir ao banheiro e em alguns casos se comunica apenas por gestos. Até há pouco tempo, pensava-se que esse distúrbio atingia uma a cada mil crianças. Recentemente, um estudo desenvolvido pela American Academy of Child and Adolescent Psychiatry mostrou que essa proporção é de sete para mil, o que torna o mutismo seletivo duas vezes mais frequente do que o Autismo.
Fonte: Revista Veja, edição 1955
Olá Marcia, esse é um tema muito importante, há muitas situações parecidas em cada escola. Bjs
ResponderExcluirCléo