domingo, 1 de novembro de 2009

Valorizando a importância dos famosos combinados - Janusz Korczak

No Lar das Crianças , que dirigiu por 30 anos, Korczak pôs em prática seu sistema de Educação, que transformava os pequenos em seus ajudantes, valorizando-os."Ele delegava a eles várias funções da casa por acreditar que assim, se tornariam responsáveis pelo que havia lá", conta Ana Carolina Rodrigues Marangon, professora da Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo (USP) e autora do livro Janusz Korczak, Precursor dos Direitos da Criança - Uma Vida entre Obras. Era uma prova de confiança na capacidade deles de resolver problemas", completa.
A grande inovação ficava com o Tribunal de Arbitragem. Nele, qualquer um - funcionário, moradores e o próprio Korczak - podia ser julgado por um ato inadequado, como bater, ofender alguém. Foi a forma que encontrou para fazer com que os combinados entre adultos e crianças realmente valessem. "Hoje em dia, muitas vezes propomos algo aos alunos que não oferece espaço para opinarem. É o que acontece quando eu digo ' vamos combinar que ninguém pode brincar no corredor'", diz Ana Carolina. As crenças do polonês incluíam o direito ao erro infantil, que, segundo ele, era de dois tipos. Um é não corresponder à vontade dos adultos." Existe nas pessoas, de modo geral, a tendência de se colocarem como modelos ou fontes de sabedoria (...). Tudo o que for diferente é erro e não percebem que o diferente pode ser nem pior nem melhor, apenas diferente. "O outro tipo de erro é o que realmente traz prejuízo. Nesses casos, ele defendia que os adultos deveriam alertar para que não houvesse reincidência. "Isso, porém, sem pretender que a criança seja um modelo de perfeição e deixando espaço para que faça suas experiências e sofra os resultados delas. " Korczak era contra imposições. Ele achava que cometer pequenos erros era um exercício de liberdade e de aprendizagem", diz Ana Carolina.
Hoje há associações pelo mundo que divulgam suas idéias, como a Associação Janusz Korczak do Brasil, que ministra cursos, transmitindo a sensibilidade do pensamento do educador.

2 comentários:

  1. Concordo quando o artigo cita a importância dos combinados, mas não podemos esquecer que não se deve exigir da criança que ele seja perfeita e acima de tudo não podemos esquecer de que muitas vezes as crianças refletem o que somos, por isso devemos ter cuidado na utilização dos combinados, pois eles servirão para nós adultos também.

    ResponderExcluir
  2. Fiz o comentário acima e esqueci do nome
    Regiane 4ºPedagogia A

    ResponderExcluir