domingo, 1 de novembro de 2009

Bullying nas Escolas - Como prevenir o problema

Para evitar o bullying, as escolas devem investir em prevenção e estimular a discussão aberta com todos os atores da cena escolar, incluindo pais e alunos. Para os professores, que tem um papel importante na prevenção, alguns conselhos dos especialistas Cléo Fante e José Augusto Pedra autores do livro Bullying Escolar (Artmed)

- observe com atenção o comportamento dos alunos, dentro e fora da sala de aula, e perceba se há quedas bruscas individuais no rendimento escolar.
- incentive a solidariedade, a generosidade e o respeito às diferenças através de conversas, trabalhos didáticos e até campanhas de incentivo à paz e à tolerância.
- desenvolva desde já, dentro da salade aula um ambiente favorável à comunicação entre os alunos.
- quando um estudante reclamar ou denunciar o bullying, procure imediatamente a direção da escola.
- muitas vezes, a instituição trata de forma inadequada os casos relatados. A responsabilidade é, sim, da escola, mas a solução deve ser em conjunto com os pais dos alunos envolvidos.

3 comentários:

  1. Com este artigo percebemos a real importância desses estímulos, já que, além do bullying, outros problemas podem ser prevenidos, quando incentivamos sentimentos como solidariedade e respeito.
    Tatiani Ap. Borba Rodrigues 4ºB Pedagogia

    ResponderExcluir
  2. É muito importante esse assunto nas escolas; para que possa ser evitado agressões social e fisica entre todos.E a escola deve sim abordar esse tema pois é de extrema importancia ajudando os alunos para que haja mais cooperação entre eles e não discriminação e preconceito.
    Bianca de Cássia 4ºB Pedagogia

    ResponderExcluir
  3. Esses "conselhos" são importantissimos para nós educadores, afinal esta prática está cada vez mais frequente nas escolas. Seguindo-os podemos tornar o ambiente escolar um ambiente agradavel e prazeroso.
    Juliana Carvalho - 4ºA Pedagogia

    ResponderExcluir