sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Comportamento (Personalidade?) Infantil de Risco

BALLONE,Geraldo J.

Um tipo de comportamento infantil, quiçá algum traço marcante de personalidade (que deve ser corrigido), tem se mostrado mais vulnerável aos severos problemas de conduta no futuro. Trata-se do tipo "menino reizinho" ou "menina rainha". É uma atitude existencial infantil bastante problemática, que não existiria sem a colaboração expressa dos pais, avós, tios, enfim, da platéia de servos que rodeia a criança.

É fácil identificar esse tipo de criança. Ela não aceita nenhum limite, impõe sempre sua vontade e questiona veementemente a autoridade. Em casa, na escola e mesmo com seus amiguinhos e familiares, a criança-rei mantém relações interpessoais conflitivas. Impõe suas exigências e utiliza teatralmente os demais para obter seus desejos. Ao lado da habitual simpatia, necessária para que sua maneira de lidar com os outros seja eficiente, são sempre muito egocêntricos e não demonstram nenhum respeito para com os sentimentos e direitos das outras pessoas. Esse traço pode vir a ser um severo problema de conduta no futuro.

Há, entretanto, uma diferença entre a criança-rei e a criança simplesmente mimada. Esta, costuma ser uma criança privilegiada, tanto no plano material como na esfera afetiva, mas se comporta dentro dos limites estabelecidos para a vida gregária harmônica, enquanto a criança-rei impõe sua vontade por quaisquer meios; chantagem emocional, gritos e berros, birra, desobediência simples, mentiras, etc.

Um dos grandes obstáculos à melhora dessas crianças costuma ser a opinião de alguns familiares, normalmente avós, que consideram essa postura arrogante e egocêntrica como se tratasse de mérito ou qualidade desejáveis da personalidade (personalidade forte, como costumam dizer). Na realidade esse raciocínio é, muitas vezes, uma defesa contra o sentimento de impotência desses familiares diante do problema.

Ao contrário do que podem pensar as pessoas que convivem com as crianças que tiranizam todos à sua volta, elas não são, obrigatoriamente, felizes. Talvez serão menos felizes ainda no futuro, quando a realidade da vida impuser limites reais às suas condutas. Portanto, para boa saúde mental e boa capacidade de adaptação à vida em geral, é imprescindível definir limites nítidos, precisos e, sobretudo, sensatos sobre o que a criança (e pessoas em geral) pode e o que não pode. E essa tarefa deve começar o mais precocemente possível.

Uma das importantes funções do estabelecimento de limites é para a criança conhecer a frustração e se adaptar à realidade, mas essa tarefa só será possível quando os pais conhecerem a diferença entre "frustração" e "sofrimento". Tal distinção também será necessária para que se ensine à criança as noções de direitos e deveres, principalmente dos deveres. Ensinar a frustração significa ensinar a participar da vida cotidiana, a conviver com as outras pessoas e a superar os conflitos que, inexoravelmente, existirão durante toda a vida.

Fonte: PsiqWeb.med

5 comentários:

  1. A minha Eduarda tem muito disso, tenho que podá-la o quanto antes.
    Muito bom o conteudo, preciso e facil de entender.

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  2. Marcia poderia me dizer quando se forma a personalidade de uma criança que pode transforma-la em "reizinho"? Tenho lido diversas coisas e muitas delas não tem fundamento algum, são apenas opiniões infundadas ou copias melhoradas.
    Acredito que personalidade nada tem haver com comportamento.
    Pergunto isso pois minha esposa, amante de blogs e textos esparsos, fica criando teorias sobre a criação de nosso filho de 2 anos e 9 meses.
    Concordo com ela no sentido de que ele tem dificuldades em lidar com frustrações (não jogar videogame por exemplo) e como ele não racionaliza direito (pois tem 2 anos e 9 meses) as vezes fica agressivo no impulso imediato.

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  3. Drª to necessitando de sua ajuda, tenho que apresentar um evento (debate) em minha igreja de três dias e irei falar sobre comportamento infantil para os pais, aqui onde fica a igreja te ocorrido muitos mal tratos infantil pelos pais,gostaria de abordar os seguintes temas;
    1 – comportamento infantil influenciado pelas atitudes influenciado pelo Pais.
    2 – comportamento infantil influenciado por outrem.
    3 – conduta infantil
    4 – como tratar um comportamento agressivo infantil
    5 – causas do comportamento agressivo infantil
    6 – como mudar um comportamento infantil
    7 – como lidar com o comportamento agressivo infantil
    8 - Tipos de comportamentos infantil

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  4. se a Senhora tiver videos mande pelo meu email, e também mais sugestões também.

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